15/06/2010

AMOR em tempos de COPA (lances perigosos)

Muito foi dito desde a convocação do time da seleção pelo Dunga. Em todos os lugares as pessoas comentam, escalam - e até se ressentem - dos nomes divulgados.

E a verdade é que todos parecem ter o "time dos sonhos" na ponta da língua. Você também não tem o seu?

É... está chegando...

Faltam poucos dias para o início de algo somente comparável às Olimpíadas, pois milhões de pessoas param para assistir a bola rolar, e quem sabe entrar no gol.

O Brasil chega a ficar em câmera lenta em dias de jogo.

E as pessoas? Eu mesmo conheço algumas carrancudas - fechadas mesmo - que se modificam completamente diante de um jogo do Brasil na Copa. Vestem verde e amarelo, gritam e até abraçam estranhos para comemorar o final da partida.


Muitos irão viajar para a África do Sul, e outros irão ficar ligados nas transmissões ao vivo. Infelizmente, somente uma seleção irá ganhar o troféu, e as outras terão de esperar mais 4 anos.

Estamos diante de uma paixão válida, que envolve não somente os jogadores em campo - ou os que ficaram de fora - mas sim qualquer pessoa que vista a "camisa do seu país".

Todavia, mesmo a Copa continua sendo algo efêmero, que afinal não traz respostas reais para a vida. E aqui falo da nossa vida do dia-a-dia, com nossas incertezas, dúvidas, sonhos desfeitos.

Tanto assim, que atualmente tramita um projeto para que antigos jogadores recebam valores em dinheiro para apoio na velhice. Veja que glórias e momentos de gooools desses heróis não foram bastantes para sustento desses hoje idosos.

Não é sem razão que o apóstolo Paulo faz uma consideração comparativa entre a atividade atlética e aquela espiritual, dizendo:

"Pois o exercício físico para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir." (I Timóteo 4:8)

Você pode ser um jogador de futebol - profissional ou amador -, torcer pelo seu time e, mais ainda pela sua seleção, mas não deve se esquecer de que neste campo há vitórias e derrotas - mas tudo irá passar.

Alistar-se no time de Deus, por outro lado, assegura uma vitória certa e, mais ainda, uma vitória que ficará para a eternidade.

Amar ao próximo, perdoar quem o ofendeu, ajudar os necessitados, ser justo e honesto em suas atividades são lances que jamais estarão em impedimento, e que sempre resultarão em GOOOOOOLLLLLs, por mais que o goleiro inimigo - chamado Satanás - tente para suas jogadas com faltas, ódio, rancores, brigas, intrigas e deslealdades.

A vida tem seus momentos, e não fica restrita ao primeiro e segundo tempos. Vivemos dias bons, razoáveis e maus, e ninguém melhor do que nós mesmos para reconhecermos que mudanças são necessárias.

Para isso, conte com Deus, Ele está interessado em você. O auxílio divino fará toda a diferença no placar da sua existência.

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:3)

Quanto à Copa do Mundo, o cronômetro já está correndo, e estarei torcendo - junto com todos os brasileiros - pelo sonhado hexa.



Pastor Elcio Lourenço - www.pastorelcio.com

Nenhum comentário: