07/06/2009

Insista!

Leitura Bíblica: Tiago 1.2-4

Pense nas coisas que você já abandonou ao longo da vida e de cuja perda hoje se arrepende. Podem ser projetos, pessoas, cursos, sonhos, propósitos, relacionamentos, escola, trabalho ou, até mesmo a intensidade da sua vida com Deus.
Porque você desistiu? A resposta mais provável é simples: desistir é mais fácil que insistir.
Não devemos fugir das provações, mas sim encará-las com um meio de desenvolver a perseverança, cuja ação nos torna maduros e íntegros.
Uma das formas de desenvolver a perseverança é enfrentando seus oponentes, internos ou externos a nós: espera, dificuldades, falta de apoio, problemas, esforço, desânimo, preguiça, exaustão, impaciência, pressa!

Perseverar decididamente não é algo fácil. Mas diga-me, como é que você aprendeu a andar?! Apesar dos tombos, incidentes, desequilíbrio, passos tão pequenos e inseguros no início, quase que instintivamente você insistiu e hoje é autônomo. Faça o mesmo com as diversas áreas da sua vida - em especial da sua vida com DEUS! Quando não perseveramos, endemos a nos tornar pessoas sem muita determinação, perdemos força, não encaramos nossos medos e não conhecemos nossos reais limites, pois desistimos antes de chegarmos perto deles!

Temos muitos exemplos de perseverança na Bíblia. O maior deles é o do próprio Jesus, que em troca da alegria de nos ver salvos, suportou pregos, vergonha e morte. Ele não desistiu da cruz; então, não desista você também: nem da vida, nem dEle, nem de si próprio. Desistir é mais fácil que insistir. Mas são apenas os insistentes - especialmente consigo mesmos - que saem do lugar.
Não há um único texto na Bíblia em que DEUS diga: "Desista!" para alguém que esteja fazendo algo bom e coerente, mas há vários textos em que Ele diz: "Persevere!", até porque Ele mesmo nos sustenta.

No poder de DEUS, insista, não desista!

*Texto do livro Pão Diário 12 - RTM Rádio Transmundial

Um comentário:

Priscila disse...

Deus é maravilhoso!