22/07/2009

Palavra de Deus

¶ Leitura Bíblica 2 Reis 4.8:37

8 Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão.
9 E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.
10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá.
11 E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou.
12 Então disse ao seu servo Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele.
13 Porque ele tinha falado a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao capitão do exército? E disse ela: Eu habito no meio do meu povo.

Eliseu, profeta de Deus, sendo tratado com muita abnegação,se dispõe em fazer algo pela sunamita. Ela, por sua vez, muito importante e rica (não o tratava bem por interesse) e lhe responde como se nada lhe fosse necessário.


14 Então disse ele: Que se há de fazer por ela? E Geazi disse: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho.
15 Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta.
16 E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

Eliseu profetizou que sunamita teria um filho no tempo determinado. Ela não acreditou, mas a promessa do "homem de Deus" se cumpriu.
- Deus tem promessas para nossa vida! Devemos servir a Deus com abnegação...por AMOR! Assim como sunamita.

17 E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera.
18 ¶ E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores,
19 E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe.
20 E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio dia, e morreu.
21 E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu.
22 E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte.
23 E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.

Como assim? O filho, que era seu sonho realizado por Deus, morto! Ela não se desesperou, não lamentou, não contou ao marido e ainda disse que tudo ia bem???
Precisamos entender que toda vez que um sonho morre não devemos ficar lamentando. Devemos agir! Buscar a Deus! Deus do impossível, capaz de ressuscitar nossos sonhos mais destruídos!
A atitude da sunamita é determinada! E é assim que devemos agir!
Em toda caminhada vamos cair, mas é preciso ter determinação e perseverança!

24 Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.
25 Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita.
26 Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.

Mais uma vez sunamita diz que vai tudo bem. Difícil de entender?
Muitas vezes contamos nossos sonhos a quem não pode fazer nada por nós. Devemos ser determinados e entregar nossa vida a Deus!
Não devemos perder tempo contando nossa história para quem não pode nos ajudar!
Somente Deus pode ressuscitar aquele sonho morto que trancamos em um quarto quando desistimos.

27 Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o SENHOR me encobriu, e não me manifestou.
28 E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?
29 E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.
30 Porém disse a mãe do menino: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu.
31 E Geazi passou adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentido; e voltou a encontrar-se com ele, e lhe trouxe aviso, dizendo: O menino não despertou.
32 E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.

Ela se humilhou diante do homem de Deus!Insistiu, clamou pelo milagre! Você tem feito isso em sua vida??? Temos que gritar socorro!

33 Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR.

Deus quer entrar no quarto onde nossos sonhos estão mortos!
ORAÇÃO! Nada é impossível quando oramos! Oração nos aproxima de Deus!

34 E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
35 Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.
36 Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.
37 E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.

Quando a Palavra de Deus é lançada, nossos sonhos são restaurados!
Deus devolve vida ao que está morto!

Deus prometeu saciar a alma cansada e suprir a alma entristecida!
Quando nos rendemos a Deus, Ele se entrega inteiramente a nosso favor; porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!

Busque ao Senhor... ele te sustentará em todos momentos que você cair!!!

* Essas são minhas anotações durante o culto da Vitória - Igreja Nazareno - Campinas-SP - Pastor Flávio Valvassoura.



Nenhum comentário: